Gramado lança projeto Jardim das Hortênsias

Jardim das Hortênsias

Na década de 60, por meio da Lei Municipal 101/1961, a cidade ganhou o título turístico de “Gramado, Jardim das Hortênsias”,sendo oficializada a Festa das Hortênsias como um dos maiores eventos do município.

Ao longo de 20 anos, a festa representou um legado cultural para os gramadenses e desde sua primeira edição (1958), Gramado leva junto ao seu brasão e sua bandeira a hortênsia como símbolo de embelezamento da paisagem e cuidado com a cidade.

SOBRE O PROJETO:

De forma a resgatar a Hortênsia como símbolo máximo da cidade, a Prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente, criou o projeto em parceira com entidades sem fins lucrativos como as Mãos Fraternas, iniciativa privada como a Hortense, comunidade em geral e a escolas.

Além de reforçar a Hortênsia como marca de Gramado, a flor se referencia como um indicador da sustentabilidade ambiental para a cidade, já que está diretamente relacionada ao impacto que sua ausência tem causado na Paisagem Cultural do município.

Diversas ações para evidenciar a importância da hortênsia para a comunidade e promover seu planto estão incluídas no projeto:

– Atividades de educação ambiental, sensibilização da sociedade em geral e cultivo das mudas nas escolas;
– Plantio, em locais definidos (vias, praças e outras áreas públicas de lazer, tanto na área rural como urbana). O plantio será realizado pela comunidade escolar e parceiros do projeto;
– Evento simbólico na época de floração.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *